domingo, 16 de maio de 2010

Anatomia Cardíaca

O coração, como todos vocês sabem é um órgão predominantemente muscular que tem como função bombear o sangue para todo o corpo. Porém, durante as aulas, tenho notado uma grande dificuldade dos alunos para entender a anatomia do coração... então vamos lá!

Inicialmente vamos dividir o coração em 2 metades: direita e esquerda.

- metade direita: metade por onde circula o sangue desoxigenado. Recebe o sangue que vem de todo o corpo e de onde será enviado ao pulmão. É dividida em 2 câmaras: átrio e ventrículo direitos. Estas câmaras são separadas pela valva átrio-ventricular direita que permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo direito e impede o reflexo (retorno no caminho contrário).

- metade esquerda: metade por onde circula o sangue oxigenado (vindo do pulmão e de onde será enviado ao corpo todo). Também é dividida em 2 câmaras (átrio e ventrículo esquerdo) que são separadas pela valva átrio-ventricular esquerda (que permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo esquerdo sem que permita o retorno).

Então, podemos concluir com isso que o coração é dividido em 4 câmaras (2 de cada lado e que não há comunicação entre câmaras de lados opostos) e que entre átrios e ventrículos temos valvas que separam essas câmaras (que são mantidas fixas por cordas tendíneas que se ligam aos músculos papilares na parede ventricular).

Voltemos assim a nossa atenção agora ao sistema circulatório:

Existem, basicamente, 2 tipos de vasos muito importantes no coração: veias e artérias.

- veias: são vasos calibrosos que suportam pouca pressão devido a sua camada média muscular ser muito delgada e, por isso, são os vasos responsáveis pela entrada do sangue no coração (uma vez que esse retorno é feito sob pressão menor que a de saída). Assim sendo, os vasos sanguíneos que conduzem o sangue ao coração (chegam aos átrios (que são câmaras de recebimento do coração) são as veias.

- artérias: são vasos muito resistentes a pressão devido à sua camada muscular lisa ser muito larga. Assim sendo, os vasos responsáveis pela condução do sangue expulso pelo coração (através dos ventrículos que são as câmaras de ejeção) são as artérias. Na transição entre os ventrículos e as artérias temos valvas semilunares (em forma de meia lua – como se fossem bolsos que ao se encherem de sangue, se fecham e impedem o refluxo das artérias para os ventrículos. Como tempos 2 artérias: Ventrículo Esquerdo = Artéria Aorta (Valva Semilunar Aórtica) e Ventrículo Direito = Tronco da Artéria Pulmonar (Valva Semilunar Pulmonar).

Agora poderemos concluir a nossa linha de raciocínio e ver o quanto é fácil entender a anatomia cardíaca. Observe que por ser um ciclo poderíamos começar por qualquer uma das cavidades. Iniciaremos pelo átrio direito:

1) Vimos que os átrios são câmaras de recebimento de sangue e que o lado direito do coração trabalha com sangue desoxigenado, assim, o átrio direito é que recebe o sangue vindo do corpo todo desoxigenado pelas veias cava superior e inferior (uma vez que as veias são os vasos mais indicados pois são pouco resistentes à pressão e possuem um sistema de válvulas que impedem a estase do sangue venoso).

2) Do átrio direito o sangue passa pela valva átrio-ventricular direita (que é mantida firme pelas cordas tendíneas e músculos papilares) e vai para o ventrículo direito de onde é impulsionado para os pulmões (para que ocorra a hematose – troca do CO2 pelo O2 – uma vez que o sangue do ventrículo direito está pobre em O2 e rico em CO2) pelas artérias pulmonares direita e esquerda (lembre-se que a artéria é o vaso que resiste a maior pressão e, por isso, é o vaso de saída dos ventrículos).

3) Ao voltar do pulmão, o sangue (agora rico em O2), retorna ao coração no átrio esquerdo (átrio = câmara de chegada // lado esquerdo = trabalha com sangue rico em O2) pelas veias pulmonares (2 esquerdas e 2 direitas). Lembre-se que o sangue está vindo dos pulmões e que o vaso ideal é a veia pois está sob baixa pressão, por isso o nome do vaso é veia pulmonar.

4) Do átrio esquerdo o sangue é bombeado ao ventrículo esquerdo (passando pela valva átrio-ventricular esquerda) de onde será bombeado para todo o corpo sob alta pressão através da artéria aorta.

Só relembrando a contração do músculo cardíaco é involuntária e é denominado sístole e o seu relaxamento, diástole!

Espero que tenha sido útil!!! Aguardo comentários e dúvidas!!!

Prof. Otávio Plazzi
(16/05/2010 – 14h37min)

2 comentários:

  1. Olá Otávio! Que bom ver esse seu espaço e ver acima de tudo que vc se tornou um profissional nesta área tão necessitada de bons profissionais! E quem diria q aquele amigo, jogador de truco chegaria tão longe! Parabéns!! Abraços, Jackie

    ResponderExcluir
  2. nossa!!! a sua explicação não deicha nenhuma duvida.
    muito obrigada pelo seu esclarecimento, foi muito valido para mim...

    ResponderExcluir