quinta-feira, 13 de maio de 2010

Tuberculose (TB)

A TB é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis) também conhecida como bacilo (bactéria em forma de bastonetes) de Koch (médico parasitologista alemão Heinrich Hermann Robert Koch (11/12/1843 - 27/05/1910foi um dos maiores estudiosos em microbiologia e um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis. Em 1882 publicou um célebre trabalho sobre este bacilo).
Doença de notificação compulsória (obrigatória) desde o ano de 2001 tem alto índice de morte se não for devidamente tratada apesar de, na maioria das vezes, ser assintomática (pela eficácia no combate do organismo ao bacilo).
Acomete principalmente os pulmões, apesar de poder manifestar-se em outros órgãos e tecidos como ossos, rins e meninges. É trasmitido por gotículas expelidas (por tosse por exemplo) de um indivíduo infectado e, ao penetrar no novo hospedeiro chega aos alvéolos pulmonares, de onde pode cair em circulação sanguínea e disseminar-se pelo corpo.
O quadro clínico caracteriza-se por:
- Tosse produtiva por mais de 4 semanas;
- Febre (no final da tarde) e sudorese noturna;
- Cansaço;
- Dores nas costas e no peito;
- Falta de apetite e emagrecimento.
O tratamento está disponível na rede pública de saúde e deve ser seguido até o fim (em torno de 6 meses) sem interrupção, por mais que os sintomas tenham sumido. Além disso, as pessoas próximas que tiveram contato com o indivíduo antes do início do tratamento (em torno de 3 dias após o início da medicação diminui a probabilidade de o paciente transmiti-la) também devem receber atenção e, em sendo menores de 5 anos de idade devem receber nova dose da vacina BCG.
A melhor forma de prevenção é a vacinação (realizada ao nascimento e reforçada quando necessária, por ordem médica) além, é claro, da disseminação de informação que diminui preconceitos e possibilita maior adesão ao tratamento.
E atenção! A tuberculose, na maioria das vezes, não precisa de internação para ser tratada, mas caso não seja adequadamente combatida, pode matar!!!

Prof. Otávio Plazzi
(13/05/2010 - 19:54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário