segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tecido Epitelial (Aula 1)

Durante a aula de hoje vimos que o Tecido Epitelial é caracterizado por células poliédricas (formato variado), justapostas e com pouco material extracelular.

Formato das células: variam desde pavimentosas (achatadas) até colunares (células alongadas no sentido vertical), inclusive células cúbicas (em formato de um cubo). Lembre-se que essa é uma grande dificuldade uma vez que não é possível a visualização da membrana que caracterizaria a forma. Como resolver esse dilema? Basta que vocês se lembrem que o núcleo (que é facilmente visualizado pelos nossos microscópios) pode nos dar essa direção. Veja como: núcleo globoso (redondo) é indício de célula cúbica; núcleo achatado (alongado na horizontal) é típico de células pavimentosas (achatadas); enquanto que o núcleo alongado na vertical está presente nas células colunares (alongadas na vertical);

A justaposição das células se deve à presença de especializações do pólo lateral que une, veda e permite a comunicação das células. Como conversarmos na sala de aula lembre-se que existe uma grande diferença entre unir e vedar! Quando dizemos que algo se uniu, por mais próximo que estejam, haverá sempre um espaçou (mesmo que micrométrico) entre ambas. Já na vedação não existe este espaço! Esta informação será de fundamental importância mais adiante!

E é exatamente esta justaposição das células a maior justificativa para a pequena quantidade de material extracelular (ou intercelular - entre as células) uma vez que não há espaço suficiente para isso!

Para finalizar esta postagem devemos recordar que existem dois grandes grupos de Epitélios: revestimento e glandular.

Epitélio de Revestimento: forma o revestimento externo (pele e vísceras) e interno (órgãos ocos). Tem como funções a proteção, as percepções sensoriais, a absorção (característica do epitélio de revestimento interno, como por exemplo, dos intestinos) e a contração (células mioepiteliais).

Epitélio Glandular: tipo especializado de epitélio que se caracteriza pela capacidade de produzir, armazenar e secretar produtos como hormônios, por exemplo!

Bom pessoal é isso! Na próxima aula postarei novo resumo! Porém é importante deixar claro que além deste resumo, do material de aula, vocês devem utilizar a bibliografia (livros) indicada por mim e que constam do Plano de Ensino!

Abraços a todos!!!

Bons estudos!!

Prof. Otávio Plazzi
09/08/2010 - 21h42minhs

6 comentários:

  1. Esta aula de hoje nos deixo bem claro como e composto um epitelial.
    tambem interesando como achar os formatos das celulas no microscopio pelo formato do nucleo foi muito produtiva e o comentario do blob nos deixa bem claro a a materia para nossa avaliçao
    muito bom professor o enhor esta de parabens

    ResponderExcluir
  2. prof um polo basal em hipotese alguma será suferficie livre ou tem alguma excessão???

    ResponderExcluir
  3. Gaby, respondendo a sua pergunta. Quando falamos em polo basal estamos nos referindo a metade inferior (de baixo da célula) e a superfície livre está no polo apical. Assim sendo, em hipótese alguma o polo basal será superfície livre.

    ResponderExcluir
  4. estudando com meu colega Pedro ficamos em duvida sobre o que é lamina reticular.
    podemos dizer que são fibras reticulares produzidas por celulas de tec.conj.juntamente com componentes secretados pelas cel.epiteliais e outras.....

    ResponderExcluir
  5. Como diferenciar uma membrana basal de uma membrana plasmatica ou se ambas são iguais....

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, respondendo a primeira pergunta é isso sim! Você só deve se lembrar que a lâmina reticular é um dos possíveis componentes da membrana basal, ok?

    Já quanto ao segundo questionamento, vamos lá! A membrana plasmática é própria das células de uma forma geral. No epitélio podemos chamá-la de parede lateral por exemplo. A membrana basal é um elo de ligação entre o epitélio e o conjuntivo e é formado por duas lâminas basais ou uma lâmina basal e uma reticular.

    Espero ter respondido! Qualquer dúvida adicional é só falar, ok??

    ResponderExcluir