Essa é uma postagem muito especial para mim por ser uma nova forma que encontrei de passar a vocês o conhecimento sobre Histologia Humana. Serão aulas de resumo em quadro verde com cerca de 10 minutos de duração e que vão direto aos pontos mais importantes.
Nessa primeira aula o assunto é: Introdução ao Tecido Conjuntivo.
Espero que gostem!
Aguardo comentários, dúvidas, críticas e sugestões!
Um abraço a todos e muito obrigado pelo carinho de sempre!
Contatos:
E-mail: prof.otavioplazzi@gmail.com
Twitter: www.twitter.com/otavioplazzi
Facebook: www.facebook.com/otavioplazzi
Canal Youtube: www.youtube.com/oplazzi
Blog: www.otavioplazzi.blogspot.com
Prof. Otávio Plazzi
Postado em 09 de Abril de 2012 às 21:50h.
Boa noite professor Otavio!
ResponderExcluirA matriz celular estão presentes em todas a celulas do tecido conjuntivo, certo? e com a falta ou com pouca substancia fundamental neste tecido que tipo de patologias poderia ocorrer? ou se a nossa defesa iria diminuir?
Como aluna, adimiro muito a sua dedicação e ensinar e sempre procurando o melhor jeito de transmitir suas aulas!
ResponderExcluirobrigada.
Oi Rafaela, tudo bem? Antes de mais nada obrigado por suas palavras de apoio e carinho com o meu trabalho! Agora vamos à sua pergunta:
ExcluirNão confunda ein?! As células é que estão na Matriz Extracelular. Existem matrizes extracelulares com mais e outras com menos células mas em todo tecido conjuntivo tem matriz extracelular (substância fundamental + fibras) e células (até porque os fibroblastos, por exemplo, é que vão secretar as proteínas fibrosas).
Com relação às patologias de uma forma geral as agressões constantes (traumas, fumo, álcool) levam a uma reação do tecido conjuntivo. Essa alteração, quase sempre, ocorre pricipalmente na matriz do tecido (ocorrendo a mudança de proteína fibrosa predominante).
Ok?! Espero tê-la ajudado.